Município de Vila Real apresentou projeto “Vila Real aos Nossos Pés”

"Vila Real aos Nossos Pés" é um projeto do Município de Vila Real que visa promover as deslocações pedonais, demonstrando as curtas distâncias que separam vários pontos da cidade. A apresentação pública desta iniciativa decorreu no dia 19 de setembro, em plena Semana Europeia da Mobilidade (SEM) que este ano tem como mote “Caminhe Connosco”.

Para além das várias iniciativas que já se realizaram no âmbito desta SEM o Município entendeu ser importante passar a mensagem de que caminhar pode ser também andar a pé nas várias deslocações que se fazem dentro da cidade. “Da Estação ao Centro Histórico são apenas oito minutos a pé”, exemplificou o Adriano Sousa, Vereador do Pelouro da Mobilidade.

No âmbito deste projeto serão instalados, em vários pontos da cidade, mais 11 totens iguais àquele que foi hoje apresentado na Praça do Município, marcando o início de um projeto mais amplo que visa sensibilizar os cidadãos para a importância e a necessidade de se andar a pé. Os totens informativos apresentam uma planta da cidade identificando os diferentes percursos pedonais que podem ser seguidos para se chegar de uma forma rápida e ambientalmente sustentável ao local pretendido.

Trata-se de um projeto que pretende, de uma forma simples e descomplicada, fazer passar a mensagem de que é imperioso que se caminhe no sentido da sustentabilidade, e de que pequenas alterações nas rotinas diárias de cada cidadão terão, no médio longo prazo, um impacto significativo na redução das emissões carbónicas e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida das futuras gerações.

PELA SUA SAÚDE, PELO AMBIENTE E POR VILA REAL “CAMINHE CONNOSCO”.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Real – 2019-09-25